Doenças Oculares

Presbiopia

Como é o nosso olho?

Se o olho não apresentar qualquer anomalia visual, as imagens dos objetos, quer estejam próximos ou distantes, forma-se sobre a retina. O olho possui um mecanismo chamado acomodação que permite ao cristalino moldar-se em função das distâncias de forma a vermos imagens nítidas. Quando a imagem não se forma sobre a retina a visão é desfocada.

 

 

Presbiopia – o que é?

A presbiopia é uma anomalia visual que surge a partir dos 40 anos. O cristalino perde a sua flexibilidade, fazendo com que a capacidade de focagem ao perto diminua, passando as imagens a formarem-se atrás da retina. Os présbitas começam a sentir dificuldade em ver ao perto.

Olho normal - a imagem forma-se na retina

Olho presbita - por insuficiência de acomodação, a imagem forma-se atrás da retina

Sinais

Já não consegue esticar mais os braços para ler o jornal? Não consegue enfiar uma agulha? Estes são os primeiros sintomas de presbiopia.

 

Como se pode corrigir?

As hipóteses de correção são:

 

Óculos: existem várias opções;

  • óculos só para o perto: são lentes monofocais para ler o jornal, coser, escrever, etc. sem nunca olhar para além desses 40/50cm, são as chamadas "meias-luas", em que para longe se vê por cima dos óculos.
  • Óculos bifocais: são lentes que dão para as duas distâncias, longe e perto. Têm uma janela que separa o longe do perto.
  • Óculos progressivos: são lentes que dão para várias distâncias (longe, intermédio e perto), sem qualquer marca de separação. Têm de se fazer movimentos com a cabeça procurando a melhor posição de visão, por ex. olhar para o chão tem que se baixar a cabeça para usar na lente a visão de longe.
  • Lentes de contacto: existem no mercado lentes de contacto bifocais e progressivas que podem ser muito úteis dependendo da atividade profissional.

Portugal Telecom – Associação de Cuidados de Saúde (ACS)

MEDIS

PT

MULTICARE

CGD

EDP

Outros Acordos

 

Clínica Paula Sepúlveda, Lda

Rua Dr. Francisco Duarte, n.º 110, 1.º, Salas 13 e 14, 4715-018 BRAGA

Coordenadas GPS 41°33'05.9"N; 8°24'12.6"W

Telemóvel 919 948 385

Telefone 253 610 383 | Fax 253 610 387

e-mail paulasepulveda@sapo.pt

www.paulasepulveda.pt