Doenças Oculares

Moscas Volantes

É possível que às vezes veja pequenas manchas ou nuvens mexendo-se dentro do seu campo de visão. São as chamadas “moscas volantes”. Muitas vezes vê-as olhando para um fundo liso, por exemplo, uma parede branca ou num céu azul.

Na realidade, as moscas volantes são minúsculos grumos de gel ou células dentro do corpo vítreo, o fluído transparente que enche o interior do seu olho.

 

Estes objetos dão a impressão de estar diante do seu olho, mas de facto estão flutuando lá dentro. O que vê são as sombras que projetam sobre a retina, a camada de nervos no fundo do seu olho que percebe a luz e permite que você veja.

As moscas volantes podem ostentar formas diferentes, como pequenos pontinhos, círculos, linhas, nuvens ou teias de aranha.

 

O que provoca as Moscas Volantes?

Ao chegarmos à meia-idade, o gel vítreo pode começar a engrossar ou encolher, formando assim grumos ou filamentos dentro do olho.

O gel vítreo afasta-se da parede posterior do olho, provocando um descolamento do vítreo posterior. Trata-se de uma causa comum de moscas volantes.

 

O descolamento do vítreo posterior dá-se mais frequentemente em pessoas que:

  • Sofram de miopia;
  • Foram submetidas a cirurgia de catarata;
  • Foram submetidas a cirurgia do olho laser YAG;
  • Sofreram de inflamação dentro do olho.

 

O aparecimento de moscas volantes pode causar uma certa apreensão, sobretudo se surgem de repente. Deve consultar um oftalmologista imediatamente se notar a presença de novas moscas volantes, particularmente se já passou dos 45 anos.

 

As Moscas Volantes são graves?

A retina pode rasgar se a retração do vítreo fizer com que ele se afaste da parede ocular. Isto às vezes causa uma pequena hemorragia no olho que pode aparecer sob a forma de novas moscas volantes.

A retina rasgada é sempre um problema sério, já que pode levar a descolamento de retina. Consulte o seu oftalmologista o quanto antes se:

aparecer mesmo que seja uma única nova mosca volante;

de repente ver clarões súbitos de luz.

Caso note outros sintomas, assim como perda de visão lateral, deve voltar a ver o seu oftalmologista.

 

O que pode ser feito com as Moscas Volantes?

Você precisa de saber se a sua retina sofreu rotura. Procure, então, o seu oftalmologista se uma nova mosca volante surgir de repente.

As moscas volantes podem atrapalhar a clareza da visão, o que pode ser bastante irritante, especialmente se quiser ler. Você pode procurar mexer os olhos, olhando para cima e para baixo para afastar as moscas volantes.

Algumas moscas volantes podem permanecer no seu campo de visão, porém muitas desaparecem com o tempo, tornando-se menos irritantes. Mesmo que tenha tido algumas moscas volantes durante anos a fio, deveria marcar uma consulta com o seu oftalmologista.

 

O que causa clarões de luz?

Quando o gel vítreo repuxa a retina, você pode ver algo parecido com clarões de luz ou relâmpagos ou 'estrelas'. É algo parecido com o que se pode sentir quando sofremos um traumatismo no olho, (por exemplo, um murro).

Os flashes de luz podem apresentarem-se de vez em quando durante várias semanas ou meses. Com o passar dos anos é mais comum ver flashes. Se reparar no aparecimento súbito de clarões de luz, deve consultar o seu oftalmologista imediatamente para verificar se a retina tem alguma rasgadura.

 

Descolamento do vítreo posterior

Com o tempo, o corpo vítreo liquefeito perde apoio e as suas contrações estruturais. Isso causa o descolamento do vítreo posterior, no qual o corpo vítreo é libertado da retina sensorial. Durante esse descolamento, o encolhimento vítreo pode estimular a retina mecanicamente, causando ao paciente a visão de flashes aleatórios através do seu campo visual. O lançamento final do vítreo às vezes faz aparecer uma grande mosca volante, geralmente no formato de um anel. Quando se complica, parte da retina pode ser rasgada pelo movimento do corpo vítreo, num processo chamado descolamento de retina. O descolamento de retina requer imediata atenção médica, já que pode facilmente causar cegueira. Tanto a aparição de flashes, quanto o repentino aparecimento de numerosas moscas volantes requerem uma investigação oftalmológica.

Portugal Telecom – Associação de Cuidados de Saúde (ACS)

MEDIS

PT

MULTICARE

CGD

EDP

Outros Acordos

 

Clínica Paula Sepúlveda, Lda

Rua Dr. Francisco Duarte, n.º 110, 1.º, Salas 13 e 14, 4715-018 BRAGA

Coordenadas GPS 41°33'05.9"N; 8°24'12.6"W

Telemóvel 919 948 385

Telefone 253 610 383 | Fax 253 610 387

e-mail paulasepulveda@sapo.pt

www.paulasepulveda.pt